Propósito: qual é o seu?

por que fazemos o que fazemosHoje estou estreando a sessão de blog do nosso site! O objetivo é trazer temas interessantes e reflexivos não só para o empreendedor, mas para todas as pessoas inseridas no mercado de trabalho.

Nosso primeiro post é sobre o principal tema do livro: Porque fazemos o que fazemos? do famoso filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella, publicado pela Editora Planeta. O tema é “O Propósito”.

O que seria propósito? Eu entendo propósito como um guia para os caminhos de nossas vidas. É o que te gera felicidade, satisfação, orgulho do que você faz. Ele é o principal mecanismo da sua motivação e o seu ponto de decisão. Quando tiver alguma decisão importante para tomar você vai pensar: o que me faz alcançar ou me deixa mais próximo de alcançar meu propósito, dentro da minha ética e crença?

Cortella diz que “Uma vida com propósito é aquela que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais claramente deixo de fazer o que não faço.” Nas razões pelas quais faço, não falamos simplesmente de necessidades financeiras, essas são importantes na nossa vida e podem ser prioridades por um tempo, mas elas não te trarão a satisfação e admiração do que fez no longo prazo, elas não deixam um legado.

Nas razões que claramente deixo de fazer o que não faço estão implícitas a ética, suas crenças e o direito do próximo. Não te trará satisfação alcançar o seu propósito se você tiver que fazer coisas que prejudicarão alguém ou que você acredita que é errado.

Mas então, como eu posso definir meu propósito? Cortella aconselha que “Bons propósitos são aqueles que elevam o indivíduo e a comunidade na qual ela está inserido”. Estamos falando de sermos melhores como seres humanos e ajudar os outros a nosso redor.

Quando falamos do universo empresarial, as empresas precisam ter um propósito que não seja somente o lucro, um guia para tomada de decisões estratégicas que não tem a ver só com resultado e sim no seu impacto na sociedade. Isso definirá qual perfil de colaboradores você contratará e, com os propósitos alinhados, você terá pessoas motivadas e de melhor performance, pois fazem o que acreditam e manterão seu propósito vivo nas tomadas de decisões do cotidiano. Assim, seu propósito será verdadeiro não só para você, mas para seus colaboradores, clientes e fornecedores.

O outro tema muito importante abordado no livro é motivação, sobre o qual falarei no próximo artigo!

Quem tem interesse de se aprofundar mais nesses temas recomendo muito esse livro. Como ele é sobre assuntos profundos e utiliza muitas referências de autores mais antigos de diversos ramos, uma dica é ler com atenção e poucos capítulos ao dia, para que você possa absorver o conteúdo e refletir sobre o que leu.

E então, qual seu propósito?

Um abraço,

Julio Petta

10 comentários em “Propósito: qual é o seu?

  1. Júlia Responder

    Muito bom Ju! Todos temos que ter um propósito maior para guiar nossas escolhas, sejam elas pessoais ou profissionais! =)

  2. Robson Leite Responder

    Julio excelente iniciativa é uma inauguração com chave de ouro.
    Adoro o Cortella e sua provocações nos motiva a pensarmos em nos e o que deixamos de legado para a sociedade.
    Nesse momento de hoje que valores essenciais estão relegados ao segundo plano este artigo nos faz pensar o que faremos para mudar tudo isso no próximo ano.
    Mais uma vez parabéns!!!! Robson Leite

    • Julio Petta Autor do postResponder

      Obrigado Robson! Essa é a essência do artigo, refletirmos sobre o que fazemos e como fazemos!

  3. Sandro Responder

    Ótimo texto Julio!
    Acredito também que hoje mais do que nunca temos que focar em fazer coisas que nos trazem felicidade, orgulho e satisfação.
    Parabéns e estou aguardando o próximo texto.

    • Julio Petta Autor do postResponder

      Obrigado Sandro! Teremos mais textos regularmente sobre diversos assuntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.