Um fator fundamental no planejamento do seu negócio é entender quanto você precisa faturar para cobrir os seus gastos fixos mensais e a empresa ficar no “zero a zero”, esse valor é conhecido como ponto de equilíbrio.
Para isso você precisa primeiro apurar quais são seus gastos fixos e seus valores. Alguns exemplos de gastos fixos são: aluguel, funcionários, marketing, material de escritório, manutenção, contador, entre outros.
O segundo ponto é calcular a margem de contribuição percentual média da empresa (assunto abordado no artigo anterior), que é o percentual das vendas que sobra para a empresa pagar os gastos fixos e distribuir lucro. Dividindo o custo fixo pela margem de contribuição, você chegará no seu ponto de equilíbrio, como no exemplo abaixo:
Gastos fixos | R$ 2.400,00 |
Margem de contribuição | 60% |
Ponto de equilíbrio (gastos fixos/margem) | R$ 4.000,00 |
Nesse exemplo, a empresa precisa faturar R$4.000,00 para atingir o ponto de equilíbrio, a partir desse faturamento é que sobrará dinheiro para a empresa distribuir lucro. Quando você calcula seu ponto de equilibro é importante fazer alguns questionamentos:
– Tenho um publico alvo potencial para alcançar esse valor de venda mensal?
– Minha estrutura de negócio e marketing consegue transformar o público potencial na quantidade de compradores necessária?
– Consigo produzir o volume necessário para atingir o faturamento mínimo?
Se alguma das respostas for não, você precisa rever sua estratégia e custos para se adaptar a alcançar/superar esse objetivo. Se isso impactar em gastos (custos ou despesas) maiores, você precisará recalcular o ponto de equilíbrio até chegar em um ponto que a estrutura da sua empresa consiga trazer as vendas necessárias para alcançar ou superar o ponto de equilíbrio.
Lembrando que se você é dono de uma empresa que visa lucro, sua empresa deve ser projetada para superar o ponto de equilíbrio e trazer o lucro mensal esperado por você. É comum no início do negócio algumas empresas terem projeção de prejuízo nos primeiros meses, por necessitarem de uma estrutura grande para funcionar e terem um tempo de captação de clientes, mas no longo prazo ela precisa dar lucro consistentemente para pagar o investimento feito por você.
No próximo artigo falaremos sobre como calcular o retorno do investimento, para você concluir seu plano financeiro e plano de negócios!
Bons negócios!